domingo 28 de abril de 2024
Foto: OAB-BA
Home / JUSTIÇA / OAB da Bahia aprova ajuizamento de ação civil pública contra fechamento da Ford
sexta-feira 5 de fevereiro de 2021 às 17:49h

OAB da Bahia aprova ajuizamento de ação civil pública contra fechamento da Ford

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A OAB da Bahia aprovou o ajuizamento de uma ACP (Ação Civil Pública) contra a Ford, para reparar os danos do encerramento das atividades da fábrica na Bahia. A deliberação aconteceu na primeira sessão do Conselho Pleno da Seccional em 2021, realizada virtualmente na manhã desta sexta-feira (5), e será encaminhada para a Procuradoria da OAB-BA, que fará o texto da ação.

Elaborado por um grupo de estudos, o parecer da proposta foi lido pela conselheira Cinzia Barreto, que disse que “a Ford não se preocupou em instruir um planejamento de processo de transição para desmobilizar a planta de Camaçari”. “A empresa se distanciou das diretrizes dos direitos humanos, com vistas, apenas, nos interesses corporativos e nos lucros”, observou.

Ainda de acordo com Cinzia, mesmo tendo em vista os impactos econômicos da pandemia, a Ford havia se comprometido com o Sindicato de Metalúrgicos em permanecer em funcionamento com 8 mil empregos diretos até 31/12/24. “Seu funcionamento até esta data, então, não era só factível, mas plausível”, explicou.

O presidente da Comissão de Arbitragem, Gabriel Seijo, integrante do grupo de estudos que elaborou o parecer, lembrou que à Ford são garantidas a livre iniciativa e liberdade de concorrência, mas destacou que sua desmobilização deveria ocorrer de forma adequada, “em consonância com o compromisso social da empresa e mitigando os danos causados pelo empreendimento”.

A deliberação pelo ajuizamento da ação levou em consideração, ainda, a legitimidade da OAB em defender a constituição e os direitos sociais. “Estamos cumprindo nossa função, defendendo a sociedade da Bahia. Esse é o nosso papel na condição de entidade líder da sociedade civil”, destacou o presidente da Seccional, Fabrício Castro.

Participaram do grupo de estudos a Procuradora-Geral de Prerrogativas da OAB-BA e coordenadora do grupo, Mariana Oliveira, e os advogados Sílvio Avelino, Sérgio Novaes Dias, Miguel Calmon e Gabriel Seijo.

Atendimento no TJ-BA

Ainda na sessão, foi discutida a prestação jurisdicional no Tribunal de Justiça da Bahia. Segundo a conselheira Marilena Tanajura, “já passou da hora de haver um posicionamento público do tribunal para retorno do trabalho”. “É inadmissível o que está acontecendo”.

O presidente Fabrício Castro lembrou que já foram deliberados pela Seccional um pedido de correição junto ao Conselho Nacional de Justiça e uma campanha de mídia para mostrar à população o dever do magistrado em atender a advocacia.

Além das iniciativas, o tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião, sugeriu utilizar o formulário de queixas lançado pela OAB-BA em dezembro de 2020, para abertura de procedimentos específicos junto à Corregedoria do TJBA, “em face de cada servidor e unidade do judiciário que não esteja atendendo a advocacia”.

Sobre o déficit de juízes, a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia, destacou que, hoje, existem no TJBA 74 magistrados que não são titulares e que ficam substituindo férias e vacâncias de outros juízes. “Nossa ideia, então, é formalizar um pedido para que eles titularizem vagas no lugar de ficarem orbitando e sendo subutilizados”, explicou.

A proposta foi acolhida pelo Conselho. Uma minuta será apresentada na próxima sessão.

Ainda no Pleno, foi aprovado o Regimento Interno da Comissão Especial de Advocacia Corporativa.

Veja também

Planos de saúde coletivos terão aumento de dois dígitos pelo terceiro ano consecutivo

Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos pelo terceiro ano seguido, segundo relatório da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas