A deputada federal Flordelis (PSD-RJ) não foi indicada para o cargo de secretária da Mulher da Câmara dos Deputados. O nome de Flordelis está entre os assuntos mais comentados no Twitter. Mas a informação é falsa
No site da Casa, Flordelis aparece como titular da Secretaria da Mulher, que é a bancada feminina. Ela faz parte da Secretaria por ser mulher.
Assim, todas as deputadas federais automaticamente são titulares da Secretaria da Mulher.
A definição da nova coordenadora da bancada não foi feita agora. Geralmente, a eleição ocorre após o Dia Internacional da Mulher, 8 de março.
E, diferentemente do que ocorre para os cargos da Mesa Diretora ou para o comando das comissões, a escolha se dá após um debate entre as deputadas, sem interferência de partidos, que não indicam representantes.
Em entrevista ao O Antagonista, a atual coordenadora da bancada feminina, deputada Professora Dorinha (DEM), comentou sobre o ocorrido:
“Não tem isso. A Flordelis é titular da Secretaria da Mulher, como todas as outras deputadas. Ela não foi indicada e dificilmente isso ocorreria. Nossa eleição [da bancada feminina] não é controlada pelos partidos, nem acontece neste momento”.