O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), decidiu decretar lockdown na região do Baixo Amazonas e da Calha Norte, que faz fronteira com o Amazonas, após dois casos da variante da Covid-19 encontrada em Manaus serem identificados nessas localidades.
Pessoal, estamos mudando o bandeiramento da região do Baixo Amazonas e Calha Norte para preto, o que significa Lockdown para apenas essa região. #ParáContraoCoronavírus pic.twitter.com/R93NKn3W1o
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) January 30, 2021
– No dia de ontem o Instituto Evandro Chagas identificou a presença da nova cepa do coronavírus nessa região. Além disso, também o aumento da procura por leitos clínicos e de UTI nos trazem severas preocupações da capacidade do nosso sistema de atender a todos. Por essa razão, pedindo a compreensão e solidariedade, estaremos mudando o bandeiramento da região que está em vermelho, que é de risco elevado para preto, de lockdown. – disse Barbalho.
A variante do novo coronavírus encontrada no Pará foi detectada em um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos, ambos residentes em Santarém, no oeste paraense. Os dois pacientes já receberam tratamento e se encontram estáveis.