sábado 5 de outubro de 2024
© Reprodução / Twitter
Home / NOTÍCIAS / Em carta a Bolsonaro, governadores aumentam pressão por vacinas e recursos
sexta-feira 29 de janeiro de 2021 às 08:24h

Em carta a Bolsonaro, governadores aumentam pressão por vacinas e recursos

NOTÍCIAS


Governadores encaminharam carta a Jair Bolsonaro, nesta última quinta-feira (28), pedindo que o governo federal compre insumos farmacêuticos ativos (IFA) para a produção de 200 milhões de doses de vacina contra a Covid-19, capazes de imunizar metade da população do país.

A carta é assinada por Wellington Dias (Piauí), coordenador da temática vacina no Fórum Nacional de Governadores, que congrega os chefes de Executivo dos 26 estados e do Distrito Federal.

Eles pedem ainda conforme a coluna de Lauro Jardim que, caso o governo não se comprometa com a compra do total de vacinas do Instituto Butantan, viabilize a opção de compra pelos estados.

No texto, os governadores cobram a remessa das 3,2 milhões doses da CoronaVac do lote de 4,8 milhões liberadores recentemente pela Anvisa. Eles querem que essas vacinas estejam nos estados até 7 de fevereiro e que o governo diga qual é o cronograma completo do que se pretende comprar e entregar.

Eles querem autorização também para já usar doses entregues e que foram reservadas para a segunda aplicação da vacina. Isso desde que as próximas remessas cheguem a tempo da dose 2 dos que já foram imunizados.

O Fórum pede ainda que o governo recomponha o orçamento do Ministério da Saúde “na proporção de receitas correspondentes ao exercício de 2019”. Os governadores ressaltam que os recursos atuais da pasta sofreram redução de R$ 43 bilhões em relação ao ano de 2020.

“A medida justifica-se, especialmente, devido ao contínuo aumento de despesas relativas a internações de pacientes com Covid-19, medicamentos e insumos diversos utilizados no combate à atual pandemia”, diz o texto.

Veja também

Valdemar deve transferir presidência nacional do PL para Eduardo Bolsonaro

Está em discussão na cúpula do PL transferir a presidência do partido para Eduardo Bolsonaro, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!