Parlamentares e dirigentes de partidos governistas ouvidos pela coluna Satélite do jornal Correio, creem que Jaques Wagner (PT) não será candidato ao governo da Bahia, pois seu mandato de senador irá até 2026. Isso agradaria em cheio o PP, que volta e meia dá sinais de união com o arco governista. Além de abrir espaço na majoritária para o partido, a decisão privilegiaria ao principal nome da legenda na Bahia, o vice-governador João Leão.
Leão teria a confiança de Wagner e também de Rui Costa. O governador poderá disputar a presidência da República, que ainda será decidido por Lula e cúpula do PT, ou no minimo, Rui irá disputar as eleições do próximo ano para senador.
Ainda segundo a coluna, de acordo com um influente integrante do Conselho Político do governo da Bahia, Otto Alencar (PSD) se recusa em encabeçar a chapa da base. Otto irá buscar se candidatar à reeleição no Senado, diz a publicação.
Com isso, conforme os bastidores, Leão irá ter um confronto em 2022 com o virtual concorrente da oposição, o ex-prefeito ACM Neto (DEM).