As mulheres ocupam o primeiro lugar do público alvo vacinado em Salvador contra o coronavírus. O índice feminino alcança a marca de 67% contra os 33% do sexo masculino. No quesito raça/cor, os indicadores apontam que em três dias de estratégia, pretos e pardos lideram com 53% a marca de imunização.
Os dados foram coletados do vacinômetro, ferramenta online desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com atualização em tempo real da estratégia que podem ser acessados através do site vacinacovid.saude.salvador.ba.
O titular da pasta, Leo Prates pontua que os esforços da Prefeitura permitem interatividade no trabalho realizado de combate ao vírus. “Além de dar transparência aos dados sobre o novo coronavírus na cidade, a plataforma dá condições para que a entidades do poder público de todas as esferas possam implementar respostas rápidas, de ordem técnica e síncrona com a ocorrência do dado, a partir do monitoramento digital da cidade”, destacou.
Balanço
Até às 18 horas desta quinta-feira (21), as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), imunizaram cerca de 3,3 mil indivíduos. Ao todo, foram contempladas na estratégia em aproximadamente 60 instituições, entre públicas e privadas, garantindo que a capital permaneça nos primeiros lugares do ranking nacional de vacinação.
O quarto dia de imunização, nesta sexta (22), será voltado grande parte para abrigos de idosos e pessoas com deficiência, a pasta estima realizar as ações em 83 instituições espalhadas pela cidade. A previsão é de proteger mais 4.600 pessoas no período.
A primeira remessa recebida está sendo destinada a idosos abrigados em instituições de longa permanência do município, trabalhadores da saúde que atuam na rede de urgência e assistência direta aos pacientes com o novo coronavírus (UPAs, Gripários, Samu 192) e hospitais, incluindo os de campanha).