Entre os planos anunciados para Ilha de Itaparica, no Recôncavo, está a construção de uma marina, representando investimentos de R$ 11 milhões, contemplando 36 vagas secas, 126 vagas molhadas e posto de combustível, além de pontos de vendas.
O programa, contando com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e governo da Bahia, pretende beneficiar o turismo nos 18 municípios da Baía de Todos-os-Santos nos segmentos náutico e cultural.
Ao todo, estão previstas a implantação de quatro bases náuticas: na Penha, em Salvador; Itaparica; Salinas da Margarida; e Cacha Pregos, em Vera Cruz, além de seis terminais turísticos.
Também integram o projeto os atracadouros do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Candeias, Região Metropolitana de Salvador, junto com a restauração do equipamento cultural, e do Solar do Unhão, na capital, incluindo a reforma do restaurante.
Anúncio
O projeto foi anunciado junto com um programa de capacitação para profissionais dos diversos segmentos ligados ao turismo, com a participação em uma série de cursos oferecidos pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) no mês de fevereiro.
O objetivo do programa de 40 horas é evitar aguardar o fim da pandemia ou o início da vacinação para manter a qualificação no mercado, proporcionando, assim, o melhor atendimento aos visitantes, tão logo as visitas voltem a normalizar-se.
A proposta dos cursos está relacionada às ações do Prodetur Nacional Bahia na ilha de Itaparica apresentadas ao novo secretário municipal pela equipe de trabalho do governo do Estado.