A nova frota do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foi entregue pela Toyota nesta segunda-feira (17). No total, são 80 carros modelo Corolla, adquiridos em uma licitação de quase R$ 7,5 milhões.
Os novos carros serão destinados para a mesa diretora do TJ e para os demais desembargadores. A Corte baiana, atualmente, é formada por 60 desembargadores. Ainda há uma vaga em aberto. Há previsão de nomeação futuramente de mais nove pessoas.
A licitação para compra dos carros foi aberta em junho deste ano. No dia 19 de julho, foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico que a Toyota foi a vencedora do pregão. Uma ação popular ainda tentou barrar a compra dos veículos, mas o pedido foi negado pela Justiça.
Os 70 carros da atual frota, compostos por modelos da Renault, serão leiloados pelo tribunal. O leilão poderá ocorrer para que apenas uma pessoa arremate todos os carros de uma só vez. Dessa forma, se restringe a concorrência e o arrematador pode comprar os veículos com lance inicial. Assim, o lucro que o tribunal pode ter com a venda dos veículos usados será baixa.
O leilão, por lei, deve dar ampla concorrência e aumentar o retorno aos cofres públicos.