O vereador Alberto Braga (Republicanos) propôs ao prefeito ACM Neto (DEM), por meio do Projeto de Indicação nº 547/2020, a instalação de uma unidade móvel de mamografia que circule pelos bairros de Salvador em dias previamente determinados.
“Essa é uma medida que busca fortalecer as ações de prevenção do câncer de mama, com favorecimento para o seu diagnóstico precoce e o encaminhamento em tempo adequado para a confirmação diagnóstica e o tratamento especializado”, justificou Alberto Braga.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Ainda de acordo com o órgão, o câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente entre as mulheres e também o primeiro em caso de mortalidade.
Para o tratamento de câncer de mama, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.