Em meio aos estudos avançados com relação à vacina contra o novo coronavírus, o vereador Henrique Carballal (PDT) propôs ao prefeito ACM Neto que inclua os profissionais da área da educação na prioridade de imunização contra a Covid-19.
Conforme o vereador justificou no Projeto de Indicação nº 550/2020, a categoria da educação deve ser vacinada imediatamente após os idosos e os profissionais da área da saúde.
Atualmente, são três vacinas na fase final de estudos e aguardando a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): AstraZeneca (vacina de Oxford), Instituto Butantan/CoronaVac e Pfizer, que é desenvolvida em parceria com a empresa alemã de biotecnologia BioNTech.
Plano em Salvador
A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é vacinar cerca de 70 mil pessoas por dia em Salvador. A projeção foi feita com base em outras estratégias de imunização que apresentaram boa aderência da população na cidade.
Técnicos da SMS elaboraram um Plano Municipal de Imunização que define as etapas da mobilização, público eletivo prioritário e fluxo de acesso às doses através da rede SUS no município.
Há, inclusive, a perspectiva de contratação de novos profissionais para atuação temporária e complementação das equipes de aplicação das doses na cidade.