terça-feira 24 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Governo lança Programa Águas Brasileiras
sábado 19 de dezembro de 2020 às 19:12h

Governo lança Programa Águas Brasileiras

NOTÍCIAS


Ofertar água em quantidade e qualidade por meio da revitalização das principais bacias hidrográficas brasileiras é o que prevê o Programa Águas Brasileiras, lançado na sexta-feira (18), pelo Governo Federal. A ideia é impulsionar iniciativas de preservação e recuperação de áreas degradadas nas bacias em parceria com o setor produtivo rural.

O programa foi lançado no município de Piranhas, em Goiás, pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e é um trabalho conjunto de cinco ministérios em parceria com estados e municípios. Uma das metas é plantar 100 milhões de árvores inicialmente nas bacias dos rios São Francisco, Tocantins-Araguaia, Parnaíba e Taquari.

“Não tem petróleo, não tem diamante, gás, não tem terra, não tem nada mais importante do que a água”, frisou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Também são objetivos consolidar e recuperar Áreas de Preservação Permanentes (APPs), ampliar as formas de conversão de multas ambientais e pagamentos por serviços ambientais e medidas que garantam segurança hídrica.

“Não tem petróleo, não tem diamante, gás, não tem terra, não tem nada mais importante do que a água”, frisou o ministro Rogério Marinho. “Queremos unir sustentabilidade e respeito ao meio ambiente com a preservação de pessoas no processo produtivo.”

Por meio de um acordo de cooperação será criada a Plataforma Águas Brasileiras para fazer a ligação entre projetos para revitalização de bacias hidrográficas e organizações e empresas que desejem apoiar essas iniciativas. A previsão é que a plataforma seja lançada em julho de 2021.

Juntos pelo Araguaia

Em Piranhas (GO), junto ao lançamento do programa, foram entregues os projetos executivos do Projeto Juntos pelo Araguaia. O Ministério do Desenvolvimento Regional investiu R$ 2,6 milhões nos projetos. A iniciativa recuperará 10 mil hectares na região do alto Araguaia.

Também foi lançada a pedra fundamental do Centro de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Cerrado, que contará com área para produção de 600 mil mudas por ano a serem distribuídas por toda a bacia do Rio Araguaia.

Em junho de 2019, o Presidente Jair Bolsonaro e os governos de Goiás e Mato Grosso lançaram o Juntos pelo Araguaia.

Plantando Águas

Pela tarde, em Diamantina (MG), foi lançado o Projeto Plantando Águas para o Rio São Francisco, que tem parceria do ministério junto ao governo de Minas Gerais. O projeto quer atrair investimentos privados para ações de revitalização na bacia do São Francisco e de recuperação de áreas degradadas.

O plantio de espécies nativas em reserva da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está entre as primeiras ações do projeto.

Veja também

De olho em 2026, João Campos contempla PT, MDB e União Brasil no secretariado em Recife

Tido como pré-candidato ao governo do estado de Pernambuco em dois anos, o prefeito de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!