Ofertar água em quantidade e qualidade por meio da revitalização das principais bacias hidrográficas brasileiras é o que prevê o Programa Águas Brasileiras, lançado na sexta-feira (18), pelo Governo Federal. A ideia é impulsionar iniciativas de preservação e recuperação de áreas degradadas nas bacias em parceria com o setor produtivo rural.
O programa foi lançado no município de Piranhas, em Goiás, pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e é um trabalho conjunto de cinco ministérios em parceria com estados e municípios. Uma das metas é plantar 100 milhões de árvores inicialmente nas bacias dos rios São Francisco, Tocantins-Araguaia, Parnaíba e Taquari.
“Não tem petróleo, não tem diamante, gás, não tem terra, não tem nada mais importante do que a água”, frisou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Também são objetivos consolidar e recuperar Áreas de Preservação Permanentes (APPs), ampliar as formas de conversão de multas ambientais e pagamentos por serviços ambientais e medidas que garantam segurança hídrica.
“Não tem petróleo, não tem diamante, gás, não tem terra, não tem nada mais importante do que a água”, frisou o ministro Rogério Marinho. “Queremos unir sustentabilidade e respeito ao meio ambiente com a preservação de pessoas no processo produtivo.”
Por meio de um acordo de cooperação será criada a Plataforma Águas Brasileiras para fazer a ligação entre projetos para revitalização de bacias hidrográficas e organizações e empresas que desejem apoiar essas iniciativas. A previsão é que a plataforma seja lançada em julho de 2021.
Juntos pelo Araguaia
Em Piranhas (GO), junto ao lançamento do programa, foram entregues os projetos executivos do Projeto Juntos pelo Araguaia. O Ministério do Desenvolvimento Regional investiu R$ 2,6 milhões nos projetos. A iniciativa recuperará 10 mil hectares na região do alto Araguaia.
Também foi lançada a pedra fundamental do Centro de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Cerrado, que contará com área para produção de 600 mil mudas por ano a serem distribuídas por toda a bacia do Rio Araguaia.
Em junho de 2019, o Presidente Jair Bolsonaro e os governos de Goiás e Mato Grosso lançaram o Juntos pelo Araguaia.
Plantando Águas
Pela tarde, em Diamantina (MG), foi lançado o Projeto Plantando Águas para o Rio São Francisco, que tem parceria do ministério junto ao governo de Minas Gerais. O projeto quer atrair investimentos privados para ações de revitalização na bacia do São Francisco e de recuperação de áreas degradadas.
O plantio de espécies nativas em reserva da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está entre as primeiras ações do projeto.