domingo 22 de dezembro de 2024
Desembargadoras Lígia Maria Ramos Cunha Lima e Ilona Márcia Reis / Fotos: Divulgação
Home / JUSTIÇA / Desembargadora presa fez carreira no Ministério Público e foi nomeada por Wagner no TJ-BA
segunda-feira 14 de dezembro de 2020 às 15:17h

Desembargadora presa fez carreira no Ministério Público e foi nomeada por Wagner no TJ-BA

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A desembargadora Ilona Márcia Reis, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), alvo de um mandado de prisão temporária em nova fase da Operação Faroeste nesta segunda-feira (14), construiu sua carreira no Ministério Público da Bahia (MP-BA) e foi indicada pelo ex-governador e atual senador Jaques Wagner (PT) ao cargo. Ilona Márcia Reis estava há 7 anos no TJ-BA.

A magistrada foi um dos alvos da Polícia Federal na nova fase da operação, que cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em Salvador, Barreiras, Catu e Uibaí, além do Distrito Federal, em Brasília. Os mandados foram expedidos pelo ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na decisão, o ministro afirmou que “o conjunto probatório colacionado aos autos revela a suposta existência de uma engrenagem judicial criminosa no seio do Tribunal de Justiça baiano, que possui a venda de decisões como mercadoria para o enriquecimento ilícito em escala geométrica”.

Histórico

Segundo o Bnews, Ilona Márcia Reis é formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e ingressou no MP-BA em em 1978, atuando como promotora de Justiça das comarcas de Central, Mutuípe, Conceição do Coité, Mata de São João e Gandu. Foi promovida para a capital em 1991, onde atuou nas Promotorias de Justiça de Família e da Fazenda Pública. Em 1997, foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça.

Em 16 de outubro de 2013, Ilona foi indicada por Wagner para ser desembargadora do TJ-BA NA vaga reservada ao Quinto Constitucional, que destina, de acordo com o art. 94 da Constituição Federal, um quinto dos lugares dos Tribunais dos Estados a membros do Ministério Público e advogados com mais de dez anos de carreira, indicados em lista sêxtupla pelos respectivos órgãos de classe.

Desembargadoras da Bahia são presas alvo de operação da Polícia Federal

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!