Integrantes da cúpula do MDB já avisaram que, sem a candidatura do líder Baleia Rossi (MDB-SP) ao comando da Câmara, a maioria da bancada de 34 deputados deve desembarcar na candidatura do líder do PP e do Centrão, Arthur Lira (AL).
O recado foi repassado segundo o G1 nesta sexta-feira (11) a dirigentes de partidos de centro. Isso, porque o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), passou a defender internamente que o grupo lance a candidatura de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) para lhe suceder.
Lideranças do PT também defendem o nome de Aguinaldo Ribeiro. Nesse caso, a bancada petista de mais de 50 deputados votaria em peso no deputado paraibano.
Apesar disso, dirigentes do MDB já deixaram claro que a única forma de “segurar” os votos da bancada seria com o lançamento do nome de Baleia Rossi.
A disputa na Câmara pode, inclusive, afetar a sucessão na presidência do Senado. Emedebistas alertam que, se Baleia não for candidato, o MDB se aliará ao PP no Senado para enfrentar o nome do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) – que virou prioridade do DEM.
Depois que Maia manifestou preferência pelo nome de Aguinaldo Ribeiro, Baleia tem ficado mais recluso. Segundo o blog apurou, Baleia permaneceu em Ribeirão Preto nesta sexta-feira (11) e não participou de conversas que haviam sido agendadas em São Paulo.