sexta-feira 22 de novembro de 2024
O processo inicial será feito pelo Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília (DF) - Foto: Aeronáutica
Home / NOTÍCIAS / Núcleo do Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica é implantado
terça-feira 8 de dezembro de 2020 às 07:32h

Núcleo do Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica é implantado

NOTÍCIAS


A Força Aérea Brasileira implantou o Núcleo do Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica (NuCDCAER). O objetivo é proporcionar maior segurança ao Sistema de Controle e Defesa do Espaço Aéreo e às Atividades Espaciais. No contexto das novas ameaças aos recursos tecnológicos, é importante ampliar o Poder Aeroespacial.

Com 100 anos da criação da Concepção Estratégica “Força Aérea 100”, o ambiente cibernético é um domínio de interesse fundamental para a operação. O Estado-Maior da Aeronáutica (Emaer) é o responsável pelo estudo de implementação do NuCDCAER na estrutura organizacional do Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília (CCA-BR). E, também, por, posteriormente, promover medidas administrativas de desativação do NuCDCAER e ativação do Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica (CDCAER), previsto para até dezembro de 2023.

A primeira fase da implantação é destinada à seleção e capacitação de pessoal, redistribuição de tarefas não relacionadas à defesa cibernética e o incremento de capacidade de proteção. O prazo para finalização é até junho de 2022.

O processo inicial será feito pelo Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília (DF) e, em seguida, centralizará os meios de potencial da capacidade das ações de defesa cibernética para o cumprimento da missão do Comando da Aeronáutica (Comaer).

“A FAB não pode ficar fora da evolução tecnológica e, por isso, daremos seguimento na segurança dos trâmites de dados que desenvolvemos e transmitimos. A visão do Emaer foi de reestruturar e consolidar uma Organização Militar centralizada e dedicada a prover toda coordenação, supervisão e gestão como um todo”, explica o chefe da Terceira Seção da Terceira Subchefia do Emaer, coronel Claudio Duarte Faria.

Veja também

Funcionários têm medo de revelar uso de IA para seus chefes

Quase metade dos trabalhadores sente desconforto em admitir para seus chefes que utiliza inteligência artificial (IA) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!