O deputado estadual Osni Cardoso (PT) pediu ao Governo do Estado que estenda a rede de abastecimento de água da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para acesso da comunidade de Lameiro e de outras adjacentes no município de Santa Luz, localizado no Território do Sisal. Ele considera a extensão como sendo “de grande importância para toda a população” e “necessária para promoção da qualidade de vida das famílias”.
A obra, indicou Osni, deve ter início na adutora localizada em Mucambinho e Lameiro, percorrendo as seguintes comunidades: Alagoinhas, Forgador, Sítio Novo, Gravatá, Poço Dantas, Veneza, Fazenda Nova, Lameiro, Limeiro, Rua da Palha, Pedra da Mineração, Formigueiro, Terras Brancas, São Félix e Berna. Serão “mais de 480 famílias beneficiadas com a extensão da rede de água”, informou o parlamentar, ressaltando que a distância da rede principal para essas comunidades varia de 3 km a 18 km.
De acordo com o petista, todas as comunidades descritas têm sua economia baseada na produção agropecuária, nos regimes de agricultura familiar e economia solidária, o que, segundo ele, justifica e torna de extrema importância a indicação que protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Por fim, Osni explicou que a extensão da rede da Embasa não somente promoveria a qualidade de vida destas inúmeras familiais, mas também contribuiria para suas sobrevivências, uma vez que as comunidades vivem da agricultura e, com a falta da água, interrompem as produções.