Possíveis problemas relacionados ao uso por crianças de aparelhos tecnológicos, como celulares, tablets e computadores, serão debatidos na “I Conferência Tecnologia e Infância”, cujo mote é o “Melhor da Infância é Off-line”.
O evento é promovido pelo Ministério Público da Bahia e acontece no próximo dia 10 de outubro, a partir das 9h, na sede do MP no CAB. A participação presencial é voltada a educadores, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, pediatras e neuropediatras. Mas a Conferência terá transmissão online para aqueles que se cadastrarem por meio do hotsite do evento, onde está disponível toda a programação.
Serão debatidos temas como aspectos legais e psicológicos relacionados à vulnerabilidade das crianças a crimes cibernéticos, e as consequências para a saúde infantil, física e mental do abuso das tecnologias pelas crianças. Especialistas têm afirmado que o uso excessivo e inadequado de dispositivos tecnológicos podem causar danos à visão, em casos de superexposição à luz emitidas pelas telas dos aparelhos, e dificuldades na produção do hormônio melatonina, cuja redução no organismo está relacionada a distúrbios metabólicos como diabetes e obesidade.