O presidente da República, Jair Bolsonaro, escreveu uma série de tweets em seu perfil oficial para comentar sobre o Dia da Consciência Negra. De acordo com ele, o Brasil possui uma cultura diversa e miscigenada e que, separar as pessoas em grupos, tem única e exclusivamente a intenção de separá-las.
“Existem homens bons e homens maus. São nossas escolhas que fazem a diferença”, disse em um dos trechos. No dia em que a morte de um homem negro repercutiu em todo o país, o presidente ainda afirmou que temos problemas maiores do que a questão racial.
“Temos, sim, os nossos problemas, problemas esses muito mais complexos e que vão além de questões raciais. O grande mal do país continua sendo a corrupção moral, política e econômica”. Confira abaixo a íntegra das mensagens:
– O Brasil tem uma cultura diversa, única entre as nações. Somos um povo miscigenado. Brancos, negros, pardos e índios compõem o corpo e o espírito de um povo rico e maravilhoso. Em uma única família brasileira podemos contemplar uma diversidade maior do que países inteiros.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 21, 2020
– Estamos longe de ser perfeitos. Temos, sim, os nossos problemas, problemas esses muito mais complexos e que vão além de questões raciais. O grande mal do país continua sendo a corrução moral, política e econômica. Os que negam este fato ajudam a perpetuá-lo.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 21, 2020
– Não nos deixemos ser manipulados por grupos políticos. Como homem e como Presidente, sou daltônico: todos têm a mesma cor. Não existe uma cor de pele melhor do que as outras. Existem homens bons e homens maus. São nossas escolhas e valores que fazem a diferença.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 21, 2020