sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Partidos querem discutir com Bruno Reis sobre secretariado
sexta-feira 20 de novembro de 2020 às 05:09h

Partidos querem discutir com Bruno Reis sobre secretariado

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Dois dos principais partidos aliados da campanha vitoriosa de Bruno Reis (DEM) para prefeito de Salvador, PDT e Republicanos aguardam segundo o Bahia Notícias convite do prefeito eleito para discutirem quais espaços terão na gestão do democrata, em meio às articulações para formação do novo secretariado.

Atualmente, o Republicanos comanda as secretarias de Manutenção (Seman) e Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). De acordo com o presidente estadual da sigla, deputado federal Márcio Marinho, não houve discussão prévia para definir qual espaço a legenda teria na gestão de Bruno Reis.

“Ainda não conversamos porque vencemos o pleito domingo. A forma do nosso grupo fazer política não é prometendo para partido nenhum secretaria A, B ou C. É cantar vitória antes de jogar. Precisamos ganhar para depois ver como vamos participar. O primeiro passo já demos, que foi vencer. Agora, vamos ser chamados para discutir a participação no governo”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias.

“Tivemos uma participação muito efetiva na eleição de Bruno Reis, porque a gente já fazia parte da base do prefeito ACM Neto, que sempre prestigiou o nosso partido. Essa vitória toda de Bruno foi a construção de 8 anos de um mandato positivo e a gente fez parte disso. Como a gente já vem participando da administração, vamos continuar tendo participação na gestão do prefeito Bruno Reis”, acrescentou.

Já o presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Jr., indicou que não houve acordo para que a legenda compusesse algum cargo na prefeitura. “Se ele [Bruno Reis] nos quiser na próxima gestão, é só aguardar o convite do prefeito eleito. Não há nada discutido sobre espaço ou nada no momento”, ponderou.

O PDT elegeu, junto a Bruno, Ana Paula Matos como vice, numa costura entre Neto e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, no intuito de garantir o apoio do DEM a Ciro Gomes em 2022 na disputa para presidente da República. Desta forma, o partido migrou da base do governador Rui Costa (PT) para o grupo de apoio do atual prefeito de Salvador, que é presidente do DEM no país.

Atualmente, a pasta tem apenas um secretário: Leo Prates, na Saúde (SMS). Ele, no entanto, iniciou na gestão municipal quando ainda era do DEM. Portanto, não é entra numa eventual cota que o partido possa pleitear.

O BN procurou o presidente estadual do PL, José Carlos Araújo, para discutir sobre o tema. Ele, no entanto, não respondeu as mensagens da reportagem. A sigla é outra que migrou do grupo de apoio de Rui para o de Neto/Bruno.

Mudanças no secretariado

Bruno Reis anunciou na última terça-feira (17) que vai promover alterações na estrutura organizacional na sua gestão em relação à administração de Neto. Ele não deu detalhes, mas o Bahia Notícias apurou que o primeiro a sair deve ser o chefe de gabinete da atual gestão, Kaio Moraes.

Outro que pode sair é o próprio Prates. Com o intuito de voltar ao cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), há chances de ele ser uma baixa no quadro das secretarias.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!