O PT vai ser a legenda mais presente no 2º turno na eleição municipal de 2020, em 15 das 57 cidades em que haverá a disputa. Em seguida vêm o PSDB (14 cidades) e o MDB (12 cidades). Nas capitais, o partido com mais candidatos concorrendo a prefeituras será o MDB. A legenda está em 7 das 18 em que haverá decisão no dia 29.
O duelo mais comum nas cidades com 2º turno será entre candidatos do PSDB e do Podemos, que vai se repetir em 4 municípios. Os outros embates mais frequentes serão entre o PT x DEM e entre o PT x PSB, em 3 cidades cada um (veja lista abaixo).
Em 2020, o segundo turno era possível em 95 cidades do Brasil, por terem mais de 200 mil eleitores. Mas em 35 destes municípios um dos candidatos teve mais da metade dos votos válidos, e venceu no primeiro turno.
Em três cidades a situação está indefinida: Macapá, onde a eleição foi adiada, e Duque de Caxias e Volta Redonda, ambas no Rio de Janeiro, onde os candidatos mais votados tiveram candidaturas indeferidas, mas ainda recorrem