Se você é daqueles eleitores que fica ansioso para saber como está a apuração dos votos do seu candidato, saiba que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem um aplicativo que permite o acompanhamento da apuração dos votos em tempo real. O app “Resultados” é uma versão atualizada do “Apuração 2014” e tem sido usado desde as Eleições 2018.
Com ele, o eleitor consegue conferir os candidatos eleitos, conhecer os candidatos que concorreram no 1º e 2º turnos, favoritar candidatos de sua preferência (apenas antes do início da apuração), ver detalhes da totalização e comparar porcentagens e números.
Os resultados começam a ser divulgados assim que as informações forem coletadas, logo após às 17h do horário local, com exceção de eleições de cunho nacional, como a de presidente, que começam somente às 19h, o que não é o caso deste ano. De acordo com o TSE, atualizações irão ocorrer em um intervalo de 10 minutos.
Para usar o app, faça o download gratuito na Play Store (Android) e na App Store (iOS).
Ao abrir o app toque em “Próximo” e “Entendi” para pular as informações e, por fim, em “Li e aceito”.
Caso você não tenha permitido o acesso à sua localização, terá que fazer isso manualmente. Para isso, toque em “Escolher local” no lado direito de “Brasil”.
Selecione seu estado e município e toque em “Confirmar”.
Pronto, nesta tela você terá acesso ao votos e percentual dos Prefeitos de sua cidade. Caso queira verificar os vereadores, deslize a tela para baixo e toque em “Vereador”.
Outra opção de aplicativo disponibilizado pelo TSE para acompanhar a contagem de votos é o Boletim na Mão. Mas ele tem uma pegada diferente do Resultados. .
Após o encerramento da votação, a urna imprime um relatório com o total de votos recebidos de cada candidato e outras informações da seção, chamado Boletim de Urna.
Esse aplicativo permite a leitura do QRcode contido no final do boletim impresso pela urna da seção eleitoral, possibilitando ao eleitor obter uma cópia dos boletins de urna impresso no seu smartphone. Dessa forma, o eleitor consegue comparar os boletins que coletou com os recebidos no sistema de totalização, divulgados na página do TSE três dias após as eleições no 1º e 2º turnos.
Para realizar a leitura, basta abrir o aplicativo, tocar no ícone de câmera fotográfica localizado na parte inferior da tela, posicionar a câmera na frente do QRcode.
O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS.