O candidato a vereador de Salvador, Pedro Godinho (DEM), se reuniu no último dia 10 com representantes da causa dos monoculares, Márcia Oliveira, Vivian Dimas e Getúlio Mululo, na capital baiana. Na ocasião, Godinho discutiu mecanismos para a garantia dos direitos da pessoa com visão monocular e ações inclusivas para abraçar a causa.
Visão monocular é a cegueira de um dos olhos, considerada uma restrição visual grave. As pessoas portadoras dessa deficiência sensorial apresentam limitações médicas, psicossociais, educacionais e profissionais, além de serem alvos de discriminação.
“A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano, aquele que possibilita a liberdade de ir e vir e permite que o indivíduo possa estar inserido em qualquer cadeia produtiva. A partir do momento que esse sentido é comprometido, precisamos nos dedicar, seja como representantes públicos ou como cidadãos, a dar todo o suporte para incluir essas pessoas em nossa sociedade e garantir os seus direitos. No sentido de minimizar as dificuldades e proporcionar mais qualidade de vida para essas pessoas”, disse Godinho.