O deputado estadual Niltinho (Progressistas) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma moção de congratulações pelo Dia do Supermercado, comemorado hoje dia 12 de novembro. A data foi instituído como Dia Nacional do Supermercado porque foi quando, em 1968, a Lei 7.208 definiu e regulamentou a atividade supermercadista no Brasil. Nesse mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
De acordo com o parlamentar, o surgimento dos supermercados representou uma inovação do varejo, que tornou mais prática a compra de mantimentos pelo cliente. “Atualmente, o supermercado é algo tão popular que a maior parte das pessoas não imagina que se trata de um tipo de venda no varejo que tem pouco mais de 80 anos. Antes disso, havia as vendas e os armazéns, onde o cliente pedia no balcão e era atendido por um atendente”, lembra.
No Estado da Bahia, a história do supermercado se confunde com a presença do Grupo Paes Mendonça. Nos anos de 1959, Mamede Paes Mendonça implantou a primeira loja de supermercado em Salvador e no ano de 1980, colocou em funcionamento o seu maior empreendimento comercial: O Hiper Paes Mendonça.
Atualmente, a Bahia possui cerca de 25 mil supermercadistas distribuídos pelos 417 municípios baianos. Destes, mais de 10 mil estabelecimentos possuem dois check-outs. Segundo uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em parceria com a Nielsen, no ano de 2018, o setor supermercadista brasileiro movimentou R$ 355,7 bilhões, representando 5,2% do PIB nacional. Deste valor, a Bahia responde por R$ 17,785 bilhões.
“Assim, o setor supermercadista coopera para o desenvolvimento econômico e progresso do Estado da Bahia pois diante desses números vem gerando empregos diretos e indiretos além de renda, melhorando assim a vida das pessoas”, concluiu.