terça-feira 30 de abril de 2024
Foto: Divulgação/CMS
Home / NOTÍCIAS / Jornalista é condecorado com a Medalha Zumbi dos Palmares da Câmara de Salvador
quinta-feira 5 de novembro de 2020 às 05:24h

Jornalista é condecorado com a Medalha Zumbi dos Palmares da Câmara de Salvador

NOTÍCIAS


O Mês da Consciência Negra foi aberto na Câmara Municipal de Salvador com a concessão da Medalha Zumbi dos Palmares ao escritor, jornalista e advogado itabunense Cyro de Mattos, por iniciativa do vereador Edvaldo Brito (PSD). Na sessão solene virtual, na noite desta terça-feira (3), transmitida ao vivo pela TV Câmara, Brito frisou que o homenageado prestou relevantes serviços para a valorização dos negros no Brasil.

O escritor, jornalista e advogado Cyro de Mattos

“Sua obra dignifica a presença dos negros na composição da etnia brasileira”, declarou o vereador. Em sua saudação, Edvaldo Brito lembrou que foi colega do homenageado no curso de direito da Universidade Federal da Bahia, ao lado do escritor João Ubaldo Ribeiro e do cineasta Glauber Rocha. E destacou a grandeza da obra literária de Cyro de Mattos, formada por 43 livros, que o levou a ocupar a cadeira 22 da Academia de Letras da Bahia.

Dívida impagável

Após receber simbolicamente a Medalha Zumbi dos Palmares e o diploma que integra a honraria, o escritor Cyro de Mattos defendeu que “mais que nunca é preciso resistir, gritar a plenos pulmões que a igualdade é o amor maior”. E classificou como impagável a dívida da sociedade brasileira com os negros, tratados por séculos como inferiores: “Um processo iniciado com a escravidão, mas que permanece como uma ferida aberta até hoje, sem cura”.

Cyro de Mattos se disse orgulhoso em ser agraciado com a honraria que leva o nome do herói negro Zumbi dos Palmares, figura relevada por muitos anos pelos historiadores. Ele declamou uma poesia dedicada a Zumbi e disse que ficará feliz se sua voz tiver o poder de ser “um grão de areia” na luta contra o racismo e todas as formas de preconceito.

Em nome do Tribunal de Justiça da Bahia falou o desembargador João Augusto de Oliveira Pinto. Participou da sessão solene, ainda, o reitor da Ufba, João Carlos Salles.

Veja também

PL da Bahia oficializa apoio à reeleição de Bruno Reis em Salvador

A Executiva Estadual do PL Bahia se reuniu nesta terça (30) e decidiu apoiar a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas