Uma pesquisa encomendada pela TV Bahia apontou que 68% das pessoas entrevistadas em Salvador não concordam com a volta às aulas ainda este ano. Apesar da rejeição, ainda não há previsão para o retorno das escolas.
Segundo o G1 Bahia, o Ibope ouviu 602 entrevistados de Salvador entre os 28 e 30 de outubro. A pesquisa tem 95% de nível de confiança.
Entre os entrevistados, 7% responderam que concordam totalmente com o retorno das aulas presenciais; 10% disseram que concordam em partes. Já 11% discordam em parte. A maioria, 68%, discorda totalmente da volta às aulas ainda em 2020; 3% nem concordam, nem discordam. E 1% não sabe ou não respondeu.
Para o médico e cientista Miguel Nicolelis, que é membro do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, ainda não é hora do retorno.
“Em todos os lugares do mundo onde as escolas foram abertas em momento que a pandemia não estava completamente debelada, elas tiveram que fechar. Então, eu acho que nesse momento nós tínhamos que consolidar os ganhos porque o risco da segunda onda é real”, alertou.
O Sindicato das Escolas Particulares na Bahia é a favor da volta às aulas presenciais ainda este ano.
“Para que o mês de dezembro, final de novembro, sirva de experiência do que será o funcionamento da escola lá em fevereiro, quando começar o calendário 2021”, disse Jorge Tadeu Coelho, diretor do sindicato.