segunda-feira 29 de abril de 2024
Reunião do Conselho Ministerial da OCDE. - Foto: Ascom / CC
Home / NOTÍCIAS / Brasil participa da Reunião do Conselho Ministerial da OCDE
sábado 31 de outubro de 2020 às 15:54h

Brasil participa da Reunião do Conselho Ministerial da OCDE

NOTÍCIAS


A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizou virtualmente nos dias 28 e 29 de outubro a Reunião do Conselho Ministerial (MCM). A reunião deste ano versou sobre o caminho para a recuperação econômica no contexto pós-covid.

Na qualidade de parceiro estratégico da OCDE, o Brasil participou de todas as sessões de discussão substantivas da reunião, contando com uma delegação composta pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo e o ministro da Economia, Paulo Guedes, que discursaram nos dois dias do evento.

Nessa reunião, os ministros dos países-membros conferem à Organização suas principais diretrizes de trabalho para o ano seguinte.

A MCM de 2020, presidida pela Espanha juntamente com o Chile, e tendo Japão e Nova Zelândia como vice-presidentes, se estruturou em uma série de mesas redondas ministeriais sobre planos de recuperação econômica, integrando dimensões sociais e ambientais, e sobre o tema “globalização e recuperação: o papel do comércio e do investimento”, que alavancou discussões sobre aumento da resiliência das cadeias globais de valor e fomento da cooperação econômica internacional.

Nos dois painéis, líderes e ministros discutiram suas prioridades para os planos de recuperação nacional e suas expectativas de cooperação internacional como forma de apoio a uma recuperação forte, resiliente, sustentável e inclusiva.

Eles também discutiram o papel que a OCDE pode desempenhar no apoio aos países-membros e parceiros nestes tempos difíceis em áreas de políticas públicas que vão desde políticas macroeconômicas até emprego e proteção social, comércio e investimento ou as ações necessárias para uma recuperação ambientalmente sustentável.

Veja também

Ministro defende ‘gestos’ para atrair eleitores de Bolsonaro

Responsável pelo Bolsa Família, uma das principais vitrines da gestão petista, o ministro Wellington Dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas