Cinco das nove coligações que disputam a Prefeitura de Salvador nas eleições de 2020 enviaram às emissoras de TV locais um documento coletivo pedindo a realização de mais debates entre os candidatos. No ofício, entregue à TV Bahia, à TV Aratu e à Record TV Itapoan, as coligações pedem que as empresas (afiliadas da Globo, do SBT e da Record, respectivamente) recuem da decisão, divulgada por elas nas últimas semanas, de não realizar novos encontros entre os postulantes ao Palácio Thomé de Souza.
“É fato que o mundo vive uma pandemia sem precedentes. Contudo, deve-se ponderar que os debates são indispensáveis para a divulgação acerca dos planos de governo para os eleitores e cumprem um valioso papel para a democracia”, argumenta o texto protocolado na noite desta sexta-feira, 30, em um movimento liderado pela candidata Major Denice (PT). O documento lembra ainda que TVE e Band realizaram de maneira segura e brilhante os debates entre os candidatos, cumprindo todos os protocolos sanitários.
Apenas os candidatos Bruno Reis, da coligação ‘Salvador não pode parar’, e Cézar Leite, postulante do PRTB, não deram retorno se adeririam ou não à proposta. A solicitação, que foi idealizada pela candidata da ‘Coligação que Cuida de Gente’, Major Denice, foi assinada também pelos candidatos Olívia Santana (‘Experiência, Amor e Raça’), Celsinho Cotrim (‘Coragem para lutar por Salvador), Hilton Coelho (‘Frente Capital da Resistência’) e João Carlos Bacelar (‘Salvador dos bairros é Salvador de Todos).
Os candidatos Rodrigo Pereira, que disputa pelo PCO, e Pastor Sargento Isidório, da coligação ‘Vamos Cuidar de Gente’, não aceitaram assinar o documento.