O cantor e compositor baiano Gilberto Gil, um dos principais nomes da música brasileira, declarou apoio a Olívia (PCdoB), candidata a prefeita de Salvador, nas eleições deste ano, pela coligação ‘Experiência, Amor e Raça’. Por meio de um vídeo enviado à campanha, Gil elencou diversas qualidades de Olívia que justificam o apoio, especialmente a história e a experiência política da candidata no combate às desigualdades sociais.
“[Olívia é] Experiente na política, onde tem assumido, entusiasticamente, o compromisso com o bem comum. Conhecedora do sofrimento dos oprimidos, por testemunho e por vivência. Militante da luta antirracista, contra a desigualdade, pela inclusão social, pelos direitos humanos. Mulher comprometida com as causas femininas, pela dignidade da mulher negra, a mais afetada pelo desequilíbrio social”, disse o artista, no vídeo.
Ex-ministro da Cultura no governo Lula, Gil também ressaltou o engajamento de Olívia em prol da garantia de políticas de preservação e valorização da cultura de Salvador, que é marcada, principalmente, pelas contribuições originárias do continente africano. “[Ela também é] Engajada na vida cultural de Salvador, uma cidade negro-mestiça, com uma extraordinária herança afro-baiana da maior importância para a cidade e para o país”, acrescentou.
Gilberto Gil ainda destacou a importância simbólica de Olívia ser a primeira prefeita negra da cidade mais negra do Brasil. “Olívia merece o seu voto para termos a primeira prefeita assumidamente afrodescendente. Uma prefeita jovem, decente”, finalizou.
Nascido em Salvador, Gil sempre teve envolvimento com a política da cidade, onde já chegou a ser, inclusive, eleito vereador (1989-1992).