O feriadão da Independência terá mais uma opção de lazer no município de Lauro de Freitas na região metropolitana de Salvador. De 7 a 9 de setembro a Praia do Surf, em Vilas do Atlântico, sedia a etapa final da Copa Nordeste de Skimboard, que reúne competidores nas categorias iniciante, amador e profissional.
Na Bahia, a Copa é promovida pela Associação Baiana de Skimboard (TartaSkim) e a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. O evento é aberto a atletas de todo o Brasil e acontece a partir do meio dia, horário em que a maré está cheia.
A Copa Nordeste nasce com o intuito de valorizar o skimboard da região e em outros estados do país. Após passar por Pernambuco e Sergipe, o circuito chega a águas baianas para coroar atletas vencedores da etapa Bahia e do ranking geral da competição aquática. A Copa terá transmissão online no site www.surfcore.com.br.
Sérgio Marques, um dos organizadores do evento e terceiro colocado na categoria profissional do ranking geral, considera a Praia do Surf a melhor localização para realização do campeonato. “Já realizamos outros torneios em Catussaba (Stella Mares) e Busca Vida (Camaçari). Mas dentre essas, a praia do surf apresenta ondas com grande potencial para a prática do esporte e um ambiente perfeito”. Além da competição, apresentações musicais e artísticas prometem animar atletas e público.
O skimboard é um esporte praticado principalmente em praias de tombo. A modalidade consiste em correr na direção de uma onda, jogar a prancha em movimento rápido e pular sobre ela (drop), para então surfar a onda (wrap). Neste esporte se encontra a mistura de várias outras modalidades como o surf, o skateboard e snowboard, que também se caracterizam por surfar a onda e fazer manobras radicais.
Curiosidades
Para quem ainda acha que o skimboard é esporte para criança, listamos algumas lendas e ilusões sobre a modalidade.
Se você é praticante de skimboard, com certeza já se incomodou com muitas mentiras que falam ai sobre o esporte. E se você não é, com certeza já falou muita bobagem a respeito! Então, pedimos ajuda ao atleta Lucas Fink para listar as 9 mentiras mais contadas sobre o skimboard!
“É fácil! É só correr e se jogar em cima da prancha”
Se você já tentou alguma vez fazer skimboard, você já sabe que essa é a mentira mais cabeluda que paira em tordo desse esporte. É beeeem difícil coordenar o lançamento da prancha, com a corrida e o deslize em cima dela sem resultar em um belo capote. E aproveitar o surf das ondas da beira então?! Você vai ter que ralar muito as costas, os cotovelos e etc para chegar nesse estágio. Para se dar bem no skimboard você tem que ser habilidoso. Assim como o surf, o início não é fácil para ninguém!
“É esporte para criança”
Tá, tá bom! Essa é uma lorota que o Papai Noel te contou quando te trouxe aquele “sonrisal” de presente – nome popular da prancha de skimboard – para a efervescência do verão! Só esqueceu de contar que a efervescência viria do mertiolate purgando nos ralados na areia! Essa onda ai debaixo mostra que aqui não tem nada para criancinha!
Tem certeza que é um esporte fácil, para criança?
“É um esporte amador”
Muita gente acha que o skimboard é um esporte amador, para divertir-se na beira da praia. Mas a verdade é que existe sim uma indústria em torno dele. Atletas profissionais, como Lucas Fink, nosso atleta que nos ajudou a fazer essa matéria. Ele é bicampeão brasileiro e bicampeão mundial amador! E tem muito campeonato importante por vir!
“Não existe crowd no skimboard”
Isso é pura ilusão. Normalmente a onda boa para o skim é como a do surf, está rolando em um ponto específico da praia. E só um pode surfá-la por vez, então…. Olha ai o crowd formado para aproveitar essa sessão de skim!
Isso é um crowd de responsa do skimboard
Isso é um crowd de responsa do skimboard
“Não tem perigo!”
O que a galera tem medo mesmo no surf é de afogamento. Por isso, tem-se a impressão que o skimboard é menos perigoso que o surf, pois você está na beira da praia. Mas cair na beira, por exemplo, é 10 vezes pior, pois você pode bater a cabeça, quebrar um braço, torcer um tornozelo, coisas que são até bem comuns no skim e raríssimas no surf! Então, não caia nesse papo de que não tem perigo!
“Só rola quando o mar está flat”
Na verdade é justamente ao contrário. Assim como para o surf as melhores condições são quando entra uma ondulação pesada. Pois as ondas entraram fortes no fundo e também quebraram com tamanho e força na beira. Mas é claro que, às vezes, só os skimboarders tem diversão na praia. Sem onda no outside e com uma marolinha na beira! 🙂
“Não dá para pegar onda de skimboard”
Bom, que é mais difícil surfar com prancha sem quilhas, isso é, com certeza! Mas Brad Domke veio para desmistificar essa afirmação! Dá um clique no play desse vídeo e veja se é possível falar uma coisa dessas!
“Skimboard é esporte de quem não sabe nadar”
Essa é a afirmação típica para quem quer tirar sarro de skimboarder. Só porque as ondas ficam pertinho da praia, o povo já acha que o esporte é escolhido por aqueles que não sabem nadar. Mas a verdade é que os caldos da beira da praia podem ser tão violentos quanto os do outside. É bom que você saiba nadar e nadar bem para praticar o skimboard.