Nos últimos 15 dias o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) julgou 1.089 pedidos para registro de candidaturas para as eleições deste ano. Somente nesta terça-feira (4), mais de 100 candidaturas a deputado estadual e federal, além de suplência ao Senado, foram indeferidas.
Pelo menos 70 casos dos quais correspondem a postulantes da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) – maioria dos candidatos indeferidos – foram barrados pela Justiça Eleitoral.
O segundo grupo com maior número de indeferimentos é o que comporta os deputados federais. Ao todo, foram 26 indeferidos.
Balanço
O TRE baiano já aprovou o pedido de registro de candidatura de seis (dos sete), candidatos ao governo do Estado e seus respectivos vices: Célia Sacramento e José Itamário (Rede), João Henrique Durval Carneiro e Dra. Antônia (PRTB), João Santana e Jeane Cruz (MDB), Zé Ronaldo (DEM) e Dra. Mônica Bahia (PSDB), Marcos Mendes e Dona Mira (Psol) e Rui Costa (PT) e João Leão (PP).
Apenas as candidaturas de Orlando Andrade (PCO) e seu vice, Silvano Alves, não foram julgadas.
Dos 11 candidatos ao cargo de senador, nove já tiveram seus registros julgados, todos deferidos. Os pedidos de registro dos candidatos Adroaldo dos Santos (PCO) e Celsinho Cotrim (PRTB) aguardam por julgamento.
Até essa segunda-feira (3), 429 candidatos a deputado federal tiveram os pedidos de registros julgados. Desse total, 401 estão aptos e 28 inaptos. Para o cargo de deputado estadual já foram julgados 527 registros de candidaturas. Desse total, 68 estão inaptos e 459 tiveram seus pedidos de candidaturas deferidos.
A lista dos candidatos aptos e inaptos a concorrer nas Eleições 2018 pode ser consultada no site de divulgação de registro de candidaturas do TSE. A atualização dos dados no site é realizada três vezes por dia, às 8h, 14h e 19h.
Candidatos e partidos têm até o próximo dia 17 para regularizar a situação junto à Justiça.