Pesquisas eleitorais apontam que, sem Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o candidato do PSL na corrida ao Planalto, Jair Bolsonaro, é o favorito entre jovens de 16 e 24 anos. Em outubro, nas eleições 2018, mais de 22,2 milhões de pessoas dessa faixa etária vão às urnas. Juntas, elas representam 15,09% do eleitorado brasileiro e, certamente, interessam aos presidenciáveis.
No levantamento mais recente feito pelo Instituto Datafolha, Bolsonaro atinge, na consulta espontânea (aquela em que o entrevistado fala um nome sem olhar uma opção da lista), 19% de intenção de votos. Esse percentual faz com que ele supere Lula, na casa dos 18%.
Quando a pergunta é feita apontando uma lista de candidatos – conhecida como pesquisa estimulada –, o petista leva boa vantagem: 43% contra 24% do militar reformado do Exército Brasileiro. Sem Lula, porém, o militar da reserva alcança 28%, superando todos os rivais.
De acordo com o Estatuto da Juventude brasileiro, é considerado jovem o indivíduo que tenha entre 15 e 29 anos. No Brasil, atualmente, são mais de 51 milhões de jovens, o que representa aproximadamente 1/4 da população.