Vinte e cinco vereadores de 18 cidades da Bahia vão disputar as eleições deste ano para a suplência ao Senado ou para deputado estadual e federal. A maioria deles, 17 casos, concorre às 63 vagas da Assembleia Legislativa, enquanto seis estão na corrida pelas 39 cadeiras destinadas à Bahia na Câmara e seis são candidatos à suplência ao Senado. Feira de Santana, com seis postulantes, é a cidade com maior número.
Gerusa Sampaio (DEM), Luiz da Feira (PPL) e Marcos Lima (PRP) concorrem à Câmara, enquanto Isaías de Diogo (PSC) e Lulinha (DEM) disputam a Assembleia. Eremita Mota (PSDB) está na suplência do Senado. Vitória da Conquista e Camaçari têm dois cada, todos candidatos a deputado estadual: Gilmar Ferraz (MDB) e Lucia Rocha (DEM), de Conquista, e Jackson (PT) e Binho do Dois de Julho (PcdoB), de Camaçari.
Outros quatro vereadores vêm de cidades maiores. Três disputam a Assembleia: Admilson Careca (PSC), de Jequié, Enderson Ginho (PDT), de Itabuna, e Katia Oliveira (MDB), de Simões Filho. Mirian Martinez (PSD), de Lauro de Freitas, concorre à Câmara.
Cidades menores
Os nove vereadores que completam a lista são de municípios menores. Ana Dalva (Rede), de Heliópolis, disputa a suplência ao Senado. Dos oito restantes, sete concorrem à Assembleia. Representando a Região Metropolitana de Salvador estão Braguinha (PRB), de São Sebastião do Passé, e Valdir Cruz (PDT), de Candeias. De Monte Santo vem Laerte do Vando (PSC), que é filho do prefeito da cidade, Vando (PSC). Já Edylene Ferreira (PV) representa Serrinha. Fabio Reis (PRP), Araújo (SD) e Suely Dourado (PSDB) são integrantes das câmaras de Ipacaetá, Conceição do Coité e Lapão, respectivamente. A relação é finalizada com Rogerio Lemos (Patri), candidato a deputado federal de Maraú.
Por Luan Santos