A Bancada Coletiva de Todas as Lutas, formada pela drag queen, ativista LGBTQI+ e defensora dos direitos humanos Petra Perón, a enfermeira e agente comunitária Nina Fernandes, a também enfermeira e doula Chenia D’Anunciação, os militantes das lutas antirracistas Jamerson Silva (produtor cultural e de Cajazeiras) e Raimundo Bujão (filósofo, membro do MNU e de Itapuã) e a pesquisadora em gênero e diversidade sexual, cantora, jovem trans Yuna Vitória, lançam neste sábado, dia 12 de setembro, às 15h, a pré-candidatura pelo PT à Câmara de Vereadores de Salvador. Na ocasião serão anunciados mais dois componentes da candidatura coletiva, totalizando 8 pré-co-candidatos.
No último dia 25 de agosto, durante uma live com o ator Érico Brás, Jamerson apresentou, em nome da Bancada, a plataforma colaborativa “O que queremos para Salvador?”, um canal digital pelo qual o grupo e suas assessorias poderão interagir, ouvir sugestões, denúncias e críticas da população, a fim de elaborar projetos e nortear ações em benefício da cidade nos próximos quatro anos, caso seja eleito.
“A plataforma é aberta e livre. Também não tolera nenhuma forma de preconceito e discriminação racial, sexual, de classe, gênero ou outra qualquer. Nós partimos e nos constituímos na força das ‘ideias de um novo mundo’ possível, e ele é feminista, antirracista, antiproibicionista, pela diversidade sexual e de gênero e por justiça econômica e social”, afirma Petra Perón.
Antes do início oficial da campanha eleitoral, no dia 26 de setembro, Petra informa que a Bancada fará um seminário em torno das contribuições lançadas na plataforma colaborativa e lançará um manifesto.
O lançamento das co-candidaturas ocorrerá em meio digital, com a presença de lideranças políticas estaduais e nacionais. O evento ainda será projetado em diversos bairros de Salvador.
Para Petra Peron, o lançamento é resultado de um processo de construção política e de escuta de anseios dos soteropolitanos. “Acumulamos bastante até aqui e cumprimos a etapa de construir uma candidatura coletiva que representa a diversidade de Salvador”, defende.
Na corrida para o Legislativo e uma vaga na Câmara de Vereadores de Salvador, a Bancada Coletiva de Todas as Lutas apresenta-se como uma “aliança das diferenças”. Os oito pré-co-candidatos são oriundos de bairros e movimentos diversos, porém, uma vez eleitos, terão de assumir responsabilidades e tomar decisões em bloco. O registro será feito no nome de Rafael Pedral, filiado ao PT há 13 anos e criador de Petra Perón.