sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Home / DESTAQUE / Governo cancela reunião de líderes sobre vetos presidenciais
terça-feira 8 de setembro de 2020 às 05:40h

Governo cancela reunião de líderes sobre vetos presidenciais

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A pedido do líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), a reunião de líderes da Câmara e do Senado agendada para esta terça-feira (8) foi cancelada. O encontro foi marcado para discussão de vetos presidenciais pendentes de análise no Congresso, entre eles os do pacote anticrime e o da desoneração da folha de pagamentos.

Ao Broadcast Político, o líder do PSL no Senado, Major Olimpio (SP), disse que um dos motivos para o cancelamento foi a falta de acordo sobre o veto da desoneração da folha de pagamentos. A manutenção do benefício para as empresas até 2021 foi incluída no texto de uma medida provisória pelo Congresso. O governo, no entanto, defende a regra atual, que prevê que a desoneração valerá até o fim deste ano.

Para o líder da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), o adiamento da discussão é uma ação “coordenada” entre o governo e o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para adiar a análise do veto. “É uma ação do governo, claramente, para tentar empurrar com a barriga, mais uma vez, o veto da desoneração”, disse ao Broadcast. Para ele, há maioria para reverter o veto de Bolsonaro.

Nesta segunda, o próprio líder do governo, Eduardo Gomes, reconheceu que o veto deve ser derrubado. Em entrevista à TV GloboNews, Gomes disse que o “Congresso conta com base muito mais sólida para apoiar o governo e as reformas” e que os vetos estão sendo negociados com a oposição. Ainda não há uma nova data para a reunião de líderes.

Pacote anticrime

Também não há acordo em relação aos vetos à lei anticrime, bandeira do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Entre os dispositivos vetados pelo presidente Jair Bolsonaro e que podem ser resgatados pelo Congresso, está o que triplica a pena para crimes contra honra quando são cometidos pela internet.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!