sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / POLÍTICA / Deputado defende obrigatoriedade na Bahia de telas de proteção nos apartamentos
sexta-feira 4 de setembro de 2020 às 18:07h

Deputado defende obrigatoriedade na Bahia de telas de proteção nos apartamentos

POLÍTICA


Projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Jurandy Oliveira (Progressistas) obriga as construtoras a instalarem grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos em edifícios construídos, de acordo com a conveniência ou não do proprietário. A proposta apresentada na Assembleia Legislativa prevê ainda que os equipamentos de proteção sejam certificados pelo Inmetro.

As construtoras, conforme a proposição, não poderão cobrar valor a mais ao proprietário do imóvel, que poderá, no ato da compra, optar ou não, pela instalação dos equipamentos de proteção. Caso não tenha interesse, ele deverá se manifestar e comunicar a construtora no ato da aquisição do imóvel.

Ainda de acordo com o projeto, a construtora que não cumprir a medida levará multa no valor de R$ 2 mil por unidade ou área comum não contemplada. Persistindo o descumprimento por 30 dias, a multa será cobrada em dobro.

Para Jurandy, a medida vai proporcionar aos proprietários de imóveis mais segurança. “Quando o proprietário receber as chaves do seu imóvel, os equipamentos de segurança em janelas e sacadas deverão estar instalados, caso opte pela instalação dos equipamentos”, afirmou ele, ao justificar a proposta.

Na opinião do deputado, é obrigação do Legislativo zelar pela segurança da população. “Neste sentido, traça-se, através deste projeto, mecanismos que possibilitem proteção, em especial de crianças e adolescentes. Acredita-se que a instalação de redes e grades de proteção, antes mesmo do proprietário adentrar o imóvel, preveniria a ocorrência de acidentes, descuidos e suicídios”, explicou.

Segundo Jurandy, a normatização deste projeto já se consolidou no Distrito Federal, e tem servido de base para que outros estados busquem esta proteção. “Segurança é vida. A prevenção é a melhor forma de combater acidentes que poderiam ser evitados. Com a aprovação deste projeto, haverá uma redução imediata das inúmeras tragédias que acontecem todos os dias”, acredita ele.

 

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!