segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Beto Barata/Agência Senado
Home / NOTÍCIAS / Centrão e servidores pedem e reforma administrativa sofre recortes na reta final
sexta-feira 4 de setembro de 2020 às 08:39h

Centrão e servidores pedem e reforma administrativa sofre recortes na reta final

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Apresentada pelo governo nesta última quinta-feira (3), a proposta de reforma administrativa sofreu cortes para atender a pressões de servidores e de políticos do centrão, aliados do presidente.

De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, parlamentares convenceram o ministro da Economia, Paulo Guedes, a retirar mais dois pontos do texto. Entre eles estão a de um artigo que criava um “fast track” para privatizações e outro que acabava com a licença remunerada de servidores que se lançam candidatos.

Conforme auxiliares do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a perspectiva de diluição da reforma é crescente, antevendo a votação da última etapa da norma, a que mais mexe com a vida dos servidores, em 2022.

A última etapa deve definir quais são as carreiras “típicas de Estado” que terão direito à estabilidade. Classes numerosas, como a de professores, correm o risco de perder o status, o que tende a balançar candidatos à reeleição, inclusive Jair Bolsonaro, e afrouxar a norma.

Ainda conforme a publicação, por outro lado, a engenharia por trás da entrega da reforma mostra a vitória da nova forma de fazer política, em que os líderes dos partidos avisam o que deve ser retirado ou alterado para fazer os projetos avançarem no Congresso. Eles deram aval, por exemplo, para o polêmico ponto que aumenta poderes do presidente para extinguir órgãos do governo.

Veja também

Israel ordena fechamento de um dos últimos hospitais no norte de Gaza

As autoridades israelenses determinaram, na noite desse último domingo (22), o fechamento de um dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!