sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação/STF
Home / JUSTIÇA / STF rejeita pedido para flexibilizar prestação de contas de partidos
segunda-feira 31 de agosto de 2020 às 12:01h

STF rejeita pedido para flexibilizar prestação de contas de partidos

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Supremo rejeitou uma ação apresentada por 17 partidos para derrubar norma do TSE que tornou mais rígidos prazos para a prestação de contas pelas legendas.

A resolução diz que elas devem apresentar comprovantes de gastos suspeitos durante a fase de instrução do processo, em data determinada pelo juiz do caso.

Os partidos queriam que os documentos pudessem ser entregues até o trânsito em julgado do processo, inclusive na fase de recursos contra a desaprovação das contas.

Relator da ação, Gilmar Mendes disse que, se o pedido fosse atendido, significaria “um total esvaziamento do comando constitucional de prestação de contas”.

“Caso levássemos a extremos a garantia de apresentação de documentos comprobatórios a qualquer tempo no curso da prestação de contas, como defendem os autores da presente Ação Direta de Inconstitucionalidade, bastaria a apresentação de provas em grande quantidade documental às vésperas do decurso do prazo legal de julgamento de contas pela Justiça Eleitoral para que o comando constitucional da prestação de contas fosse inteiramente esvaziado” escreveu, no voto.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!