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quinta-feira 27 de agosto de 2020 às 12:51h

Servidores da AL-BA têm até esta sexta-feira para emissão de certificado digital

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Todos os servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), sejam eles efetivos ou temporários, além dos prestadores de serviço e fornecedores, deverão emitir seu certificado digital até a próxima sexta-feira (28). A ferramenta permite a assinatura digital de documentos como ofícios, circulares, projetos de lei, entre outros, sem a necessidade de impressão em papel.

Para emissão do certificado digital, o servidor deverá acessar a página https://certificador.alba.ba.gov.br:8443/login e entrar com o login e senha que já possui para acesso ao Albanet. O procedimento é rápido, fácil e seguro. Em alguns navegadores, aparecerá a mensagem de que o endereço não é seguro. Neste caso, o usuário deverá clicar na opção ‘Avançado’ e continuar o processo de cadastro.

É importante que o servidor fique atento ao prazo de emissão do certificado digital. Caso perca o prazo, deverá se dirigir até a ALBA e realizar o procedimento em um computador com acesso à intranet da Casa. Após sexta, o procedimento só será feito na ALBA em computadores com acesso à intranet.

Em caso de dúvidas ou dificuldades na emissão do certificado digital, o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da ALBA se encontra à disposição para atendimento no e-mail ajudacertificadodigital@alba.ba.gov.br e também nos números telefônicos: 71 3115-4063, 3115-7221 ou 3115-4913, das 08h30 até as 17h50, de segunda a quinta, e nas sextas-feiras, de 08h30 às 11h50.

Para facilitar a emissão do certificado digital, o DTI da ALBA produziu e disponibilizou um vídeo no YouTube com o passo a passo para a realização do procedimento. Confira:

A implantação da tecnologia auxilia o Legislativo no seu funcionamento durante a pandemia do coronavírus, o que fez com que as atividades fossem realizadas remotamente. Além disso, a medida integra o projeto intitulado ‘Papel Zero’ no Parlamento baiano. A iniciativa prevê uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão ao ano com a redução do uso de papel e tinta na rotina da Casa.

Com a emissão dos certificados digitais, a AL-BA passou a ser uma Autoridade Certificadora. Para o superintendente de Administração e Finanças, Almiro Cunha, trata-se de um projeto inovador que traz economicidade, eficiência e segurança nos processos da Casa. “Essa modernização, conforme planejado e solicitado pelo presidente Nelson Leal, chega finalmente na fase de implementação nas áreas administrativa, financeira, de recursos humanos e na parte legislativa. Foi um trabalho muito ajustado entre as três superintendências, cada uma com sua especificidade”, explicou.

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