segunda-feira 29 de abril de 2024
Foto: Ascom/AL-BA
Home / DESTAQUE / AL-BA começa a emitir certificado digital para seus funcionários
terça-feira 25 de agosto de 2020 às 07:29h

AL-BA começa a emitir certificado digital para seus funcionários

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) deu início, nesta última segunda-feira (24), à emissão de certificado digital para os funcionários da Casa. O sistema, já apresentado aos parlamentares, permite a validação de assinaturas de documentos feitas digitalmente, com autenticidade, integridade e validade jurídica, atendendo as normas do ICP-Brasil, entidade que regulamenta os serviços de certificação digital.

Excepcionalmente, por conta das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, até a sexta-feira (28), a emissão dos certificados está sendo realizada de forma remota para servidores e assessores que trabalham nos gabinetes dos deputados. Para o cadastro, é só encaminhar uma mensagem para o e-mail corporativo ajudacertificadodigital@alba.ba.gov.br ou entrar em contato, pelos telefones, com o setor de Suporte da Casa.

Com o cadastro, que serve como um documento, pode-se assinar digitalmente – de casa e através de celular, tablet ou computador – desde uma comunicação interna (CI), um ofício, até uma proposição legislativa. “Alguns deputados, que foram certificados durante o ciclo de treinamento da semana anterior, já utilizaram o sistema para apresentar propostas, a exemplo da deputada Maria del Carmem e o deputado Paulo Câmara”, afirmou o superintendente de Assuntos Parlamentares, Bira Corôa.

Com a emissão dos certificados digitais, a ALBA passou a ser uma Autoridade Certificadora. Para o superintendente de Administração e Finanças, Almiro Cunha, trata-se de um projeto inovador que traz economicidade, eficiência e segurança nos processos da Casa. “Essa modernização, conforme planejado e solicitado pelo presidente Nelson Leal, chega finalmente na fase de implementação nas áreas administrativa, financeira, de recursos humanos e na parte legislativa. Foi um trabalho muito ajustado entre as três superintendências, cada um com sua especificidade”, destacou. Em seu setor, de Administração e Finanças, ele identifica ainda como vantagem imediata do certificado digital a redução de custos operacionais e a diminuição de erros de um processo manual. “Economia de tempo e de recursos, com a redução do uso do papel, tintas para impressora, manutenção e outros itens”, afirmou o gestor, o que vem corroborar com a estimativa do presidente Nelson Leal de uma economia anual de até R$ 1 milhão nas contas da ALBA.

Almiro Cunha acredita que a Casa passe ainda por um período de adaptação, integrando progressivamente seus setores e os sistemas a esse modelo de certificação digital. “Mas é um processo que a gente quer conduzir de forma tranquila para não haver nenhum tipo de resistência”, explicou.

Parceria

“A pandemia só fez acelerar o processo de digitalização total da Assembleia”, diz Nelson Leal, que, no final de julho, inaugurou o processo de certificação digital do gabinete da Presidência, assinando eletronicamente, com um único comando, mais de 200 processos digitais. O presidente ressaltou que a tecnologia foi cedida, sem custos, através de convênio, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) ao Legislativo, que fez as adaptações necessárias ao ambiente parlamentar.

No processo exitoso de informatização do Parlamento baiano, o presidente da ALBA destacou ainda o sistema pioneiro da Superintendência de Recursos Humanos, planejado e executado por técnicos do próprio quadro, capaz de centralizar todas as informações da área de RH – atualmente, os servidores já contam com contracheques e registros de ponto digitais, podendo ser acessados por meio do Portal do RH ou do aplicativo oficial de mesmo nome.

Veja também

Terreno doado pela prefeitura de Santo Amaro não poderá ser ocupado por empresa, informa MP-BA

A Justiça determinou a suspensão da ocupação de um terreno público que foi doado pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas