A Bahia chega a marca de 4.905 óbitos, ou seja, quase 5 mil mortes por Covid-19. A informação encontra-se no site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e refere-se aos números contabilizados do início da pandemia até este último domingo (23). O deputado estadual Capitão Alden, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, lamenta por todas as vidas perdidas e se solidariza com as famílias das vítimas.
Para o parlamentar os elevados números de mortes pelo novo coronavírus tem relação com a postura adotada por alguns prefeitos e governadores por todo o país. Na Bahia, por exemplo, o Governo do Estado que resiste ao uso do Protocolo Precoce de Tratamento da COVID-19, inesperadamente, publicou no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (20), um edital com licitação para compra da Hidroxicloroquina. “Agora governador? Após a morte de cerca de 5 mil baianos! Vidas humanas estão sendo perdidas e não é possível aceitar atitudes com cunho político em plena pandemia”, afirma Alden.
Vale destacar que desde antes da pandemia, mais precisamente antes do carnaval, o deputado Capitão Alden já vinha alertando quanto aos devidos cuidado no enfrentamento da doença. Durante a pandemia o parlamentar foi autor de mais de 50 proposições (indicações, projetos de lei e emendas) destinadas ao combate da COVID-19 no estado. Com destaque a indicação para o Governo do Estado para a implantação de programa especial de tratamento contra a COVID-19. A medida consiste no “Kit Covid” contendo os remédios para tratamento precoce, Hidroxicloroquina, Ivermectina e Zinco, água e insumos básicos necessários à manutenção das condições de higiene e de saúde para prevenção do contágio e da disseminação do novo coronavírus.