segunda-feira 25 de novembro de 2024
Lula um homem de Deus - Foto: Ricardo Stucker
Home / NOTÍCIAS / Lula diz que PT terá candidato em 2022 mas poderá compor chapa como vice
quinta-feira 20 de agosto de 2020 às 17:58h

Lula diz que PT terá candidato em 2022 mas poderá compor chapa como vice

NOTÍCIAS


O ex-presidente apontou que tem que ser um candidato que respeite o PT como maior partido de esquerda e que não queria briga com a legenda

Segundo o Metrópoles, oO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (20/08) que é “plenamente possível que o PT não tenha candidato à Presidência” em 2022.

Em entrevista do canal da TV Democracia, na internet, o ex-presidente falou dessa possibilidade ao ser perguntado sobre a situação da Argentina, na qual a ex-presidente Cristina Kirchner aceitou ser vice na chapa de Alberto Fernández e venceu as eleições.

“É plenamente possível que o PT não tenha candidato à Presidência. O PT pode ter candidato a vice. O PT pode ser candidato a outra coisa. Isso é plenamente possível”, rebateu Lula.

O ex-presidente, entretanto, disse que o PT é “o maior partido de esquerda da América Latina” e que precisa ser respeitado como tal.

“É preciso ter um candidato (de esquerda) que tenha habilidade de tratar os partidos com o respeito que os partidos merecem. Não adianta querer brigar com o PT. Não podem querer que o PT abra mão dessa grandeza que o povo lhe deu (nas urnas) a troco de nada. Ou apresenta um candidato maior do que o PT ou não tem chance. As pessoas falam: ‘Olha, eu tenho uma pesquisa que mostra que no segundo turno tem (candidato com) mais voto que o Lula’. Ok, mas, para passar para o segundo turno, tem que passar antes pelo primeiro’”, ressalvou.

Esse perfil de candidato difere, por exemplo, de Ciro Gomes, candidato do PDT em 2018 e que é promessa de candidatura do partido para 2022. Na mesma entrevista que aventou a possibilidade de ceder a cabeça de chapa, Lula fez críticas a Ciro.

“Tenho mais carinho pelo Ciro do que ele tem demonstrado ter por mim. O companheiro Ciro deveria ter ficado no Brasil e ter declarado apoio ao Fernando Haddad (no segundo turno contra Jair Bolsonaro). Mas ele preferiu um gesto de rebeldia”, ressaltou.

Veja também

Expulsão de migrantes dos EUA pode custar caro para a economia

A expulsão em massa de migrantes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!