Deputados estaduais baianos participaram, nesta última quarta-feira (12), da primeira reunião de treinamento e cadastramento em dois novos sistemas que integram o processo de informatização das áreas administrativa e parlamentar, com o intuito de eliminar o uso de papel na Casa Legislativa até o final do ano. O primeiro deles, de certificação digital, é inédito nas câmaras e assembleias do Brasil, e permitirá a validação de assinaturas de documentos digitalmente. O segundo possibilitará registro remoto de presença em sessões parlamentares e votação por reconhecimento facial.
Durante a reunião, o superintendente de Assuntos Parlamentares, Bira Corôa, abriu os trabalhos simulando uma sessão plenária ordinária normal, para que os testes pudessem ser realizados. Participaram remotamente e se cadastraram nos sistemas os deputados Aderbal Fulco Caldas (PP), Alan Sanches (DEM), Alex da Piatã (PSD), Antonio Henrique Jr. (PP), Bobô (PC do B), Diego Coronel (PSD), Eduardo Salles (PP), Fabrício Falcão (PC do B), Ivana Bastos (PSD), Jacó (PT), José de Arimateia (Republicanos), Júnior Muniz (PP), Marcelino Galo (PT), Marcell Moraes (PSDB), Olivia Santana (PC do B), Paulo Câmara (PSDB), Pedro Tavares (DEM), Robinson Almeida (PT), Targino Machado (DEM) e Vitor Bonfim (PP). Outras duas sessões serão realizadas nesta quinta (13), às 15h, e na sexta (14), às 10h, com a expectativa também de participação de 21 legisladores em cada, seja presencial ou virtualmente.
De acordo com Bira Corôa, a ALBA está sendo pioneira na implantação da certificação digital entre as casas legislativas do país, incluindo o Congresso Nacional. Ele explica que a orientação do presidente da Assembleia, deputado Nelson Leal (PP), além de garantir a segurança dos parlamentares e funcionários da ALBA em período de pandemia, é a redução da tramitação de papel, otimizando o fluxo das proposições entre os departamentos, reduzindo custos e dando transparência à tramitação dos projetos à sociedade. “A gente estima que vão ser reduzidos cerca de R$ 1 milhão por ano só em papéis, tintas para impressora, manutenção e outros itens. Sem contar o ganho ecológico e a produtividade por parte da Casa, especialmente dos gabinetes”, explicou Bira.
Durante a reunião, foram exibidos aos deputados vídeos com o passo a passo para, entre outros, fazer o cadastramento nos sistemas, certificar a assinatura virtual e acessar remotamente uma sessão plenária, registrando presença. Os parlamentares também realizaram testes de votação de projetos, confirmando a eficácia do sistema.