A vereadora Cátia Rodrigues (DEM) apresentou moção de repúdio à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pelo ato de restringir a venda da Ivermectina – diante das notícias veiculadas sobre a venda do medicamento para o tratamento da Covid-19, o órgão limitou a venda nas redes farmacêuticas onde o medicamento só pode ser vendido com prescrição médica.
Conforme a vereadora justificou na Moção n° 52/2020, a Ivermectina já está sendo usado em cidades de vários estados do Brasil como um antiparasitário que tem apresentado atividade antiviral contra o Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19.
“Pondera-se que existem evidências clínicas de que o uso do medicamento é um eficaz e importante meio de prevenção, e vários médicos infectologistas são entusiastas do remédio, garantindo que é uma arma para evitar que a doença progrida, sendo recomendada ainda, a utilização da medicação nos primeiros sintomas da doença”, pontuou Cátia Rodrigues.
Ainda de acordo a vereadora, restringir a venda do medicamento só iria acarretar em efeitos deletérios à população. “Deve-se adotar uma postura de solidariedade global e não deixar levar-se por manifestações esdrúxulas contra medicamento que se mostra eficaz no tratamento do vírus”, concluiu.