O deputado estadual Jurandy Oliveira (PP) apresentou um projeto de lei, na Assembleia Legislativa, sugerindo que sejam realizados testes para detecção do coronavírus em todas as amostras de sangue de doadores. O texto protocolado sob o nº 23.955/2020 prevê que o exame seja obrigatório e realizado pelos órgãos oficiais públicos, filantrópicos ou privados de hemoterapia em todo o Estado, com resultado pronto em até 48 horas após a entrada da amostra no laboratório.
De acordo com a proposta, caso o resultado do teste de detecção da Covid-19 seja positivo, o doador será encaminhado à Secretaria de Saúde do município em que reside para o devido acompanhamento médico.
Segundo Jurandy Oliveira, o projeto tem como objetivo principal a preservação da vida e o controle da disseminação do coronavírus através de transfusões sangue. “A pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, tem afetado a rotina de toda sociedade, que se adaptou ao isolamento social, além de outras medidas de segurança a fim de evitar a propagação da doença. Ocorre que essa mudança afetou também o número de doações realizadas nos hemocentros do Estado, causando uma falta generalizada no estoque de sangue e plaqueta”, contextualiza o parlamentar.
O deputado alerta para a possibilidade de muitas pessoas estarem com o vírus, mas não apresentam os sintomas, são as chamadas assintomáticas. “Isso pode levar outras pessoas à contaminação por meio das gotículas de saliva ou por meio da doação de sangue, o que consequentemente, aumenta o número de contaminados no estado”, afirma o legislador.
Na prática, a matéria vai proporcionar o aumento da testagem da população, o que representa “preservação da vida e da saúde”.