Com o aumento das denúncias de poluição sonora causada pelos bares do Centro Histórico de Barreiras, e a necessidade de uma estratégia de sensibilização para apresentação de música ao vivo no local, a Prefeitura de Barreiras reuniu os donos de bares e restaurantes que exploram atividades noturnas, para discutir um plano de ações que possibilite minimizar os impactos sonoros, sem prejudicar a movimentação dos frequentadores.
Durante o encontro que aconteceu na última semana a equipe de Fiscalização e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) apresentou a Legislação Municipal de Combate à Poluição Sonora e suas implicações na esfera civil e penal, além dos riscos causados à saúde, oriundos do barulho excessivo. Os técnicos destacaram ainda a necessidade do disciplinamento e a parceria dos empresários para solucionar o problema de conflito da sonorização.
No encontro, foram apresentadas as peças de orientação contra a poluição sonora, a exemplo das placas educativas e cartilhas. Foi emitida uma notificação para a proibição do instrumento bateria; bem como a utilização do som nos níveis máximos permitidos por lei, e os empresários se comprometeram em firmar um termo de compromisso para o Ajustamento de Conduta.