Após reunião na manhã desta segunda-feira (20), líderes partidários da Câmara dos Deputados disseram que a votação da proposta de renovação do Fundeb, que financia a educação básica, ficou para terça-feira (21).
Na sessão convocada para esta tarde, a previsão é que a relatora da matéria, deputada Dorinha Seabra (DEM-TO), faça a leitura do seu parecer e tenha início a discussão.
A análise da proposta de emenda à Constituição (PEC) será retomada na terça, quando há expectativa de que seja votada. Havia a possibilidade de a matéria já ser votada nesta segunda, mas o governo pediu mais tempo para formatar uma proposta.
Antes da reunião de líderes desta manhã, parte deles esteve no Palácio do Planalto para discutir a renovação do Fundeb.
Na ocasião, o governo pediu que o início da votação fosse adiado em uma semana. Um dos argumentos apresentados é o fato de o ministro da Educação, Milton Ribeiro, ter acabado de assumir o cargo.
O Fundeb é considerado essencial para a educação do país e, pelas regras atuais, vigora só até o fim deste ano. Pelo texto em discussão na Câmara, ele passaria a ser permanente e contaria com uma participação maior da União a partir do ano que vem.