Uma operadora de telecomunicação lança na próxima sexta-feira (24) o serviço de 5G em Salvador. De acordo com o portal G1, esta é uma das três empresas no país que começa a oferecer a possibilidade. Na capital baiana, inicialmente, os bairros da Pituba e do Itaigara serão contemplados.
O serviço começou a ser disponibilizado no país nesta semana, com a operadora Claro, que oferece esta modalidade de internet em alguns bairros de São Paulo e Rio de Janeiro.
A TIM, por sua vez, fará o lançamento em setembro, nas cidades de Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS).
No Brasil, o único celular que suporta, até o momento, a tecnologia 5G é o Motorola Edge, que custa a partir de R$ 5 mil.
De acordo com a reportagem, internet móvel de quinta geração (5G) possui uma conexão cerca de dez vezes mais veloz do que o 4G.
No país, a nova tecnologia ainda não conta com todo o potencial prometido pelo 5G. Esta é apenas uma fase inicial, em que as operadoras ativam o novo sinal a partir de um recurso que permite compartilhar frequências utilizadas pela rede 4G. Contudo, a expectativa é que o usuário já tenha uma velocidade maior.
A melhoria do serviço deve acontecer em 2021, ano para o qual está marcado o leilão de frequências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Além de Salvador, a Vivo vai oferecer o serviço em bairros de outras sete capitais – São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre.