sábado 11 de janeiro de 2025
Foto: Ascom/PGR
Home / JUSTIÇA / PGR denuncia desembargador por corrupção e lavagem de dinheiro
quinta-feira 16 de julho de 2020 às 13:15h

PGR denuncia desembargador por corrupção e lavagem de dinheiro

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A Procuradoria-Geral da República denunciou ao STJ o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Mário Guimarães Neto e o empresário Jacob Barata Filho, conhecido como “Rei do Ônibus”.  A apuração é desdobramento das operações Descontrole e Quinto do Ouro.

Na denúncia oferecida à Corte Especial pela subprocuradora Lindôra Maria Araújo, o desembargador é apontado como integrante de um esquema de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas no setor de transportes públicos no estado do Rio de Janeiro.

Em documento enviado ao ministro Félix Fischer, Lindôra pede a prorrogação do afastamento cautelar do desembargador até o trânsito em julgado do processo, “em razão do risco de que o investigado intimide testemunhas e use sua influência para macular provas já existentes ou prejudicar as investigações”.

A PGR também pede o recebimento integral da denúncia e, em caso de condenação, a decretação da perda da função pública do magistrado.

Segundo as investigações, Guimarães recebia vantagens indevidas do setor de ônibus com o propósito de garantir decisões favoráveis aos seus interesses. O acerto da propina seria intermediado pela esposa do magistrado, Gláucia Guimarães, e o pagamento, efetuado com recursos de caixa 2 do Sindicato Rio Ônibus.

Também constam como denunciados a esposa do magistrado, a advogada Gláucia Iorio de Araújo Guimarães; os empresários Miguel Iskin, José Carlos Reis Lavouras; além do presidente do Conselho Superior do Sindicato Rio Ônibus, e João Augusto Morais Monteiro, e do doleiro Carlos Eduardo Caminha Garibe.

Veja também

Jovem viraliza ao ser aprovada no vestibular para medicina após dez anos tentando

Em 2025, Ana Laura Ramazotti iniciaria seu 10º ano de cursinho em busca de uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!