segunda-feira 8 de julho de 2024
Foto: Antonio Queirós
Home / DESTAQUE / Câmara de Salvador aprova Projeto de Política de Inovação
terça-feira 14 de julho de 2020 às 14:59h

Câmara de Salvador aprova Projeto de Política de Inovação

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O projeto de lei do Executivo de Política Municipal de Inovação (PLE nº 27/2020), que busca promover o desenvolvimento sustentável e inovador em Salvador, foi aprovado pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (14), em sessão ordinária semipresencial por meio de videoconferência, a partir do Plenário Cosme de Farias. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB). A matéria recebeu oito emendas.

“A Câmara cumpriu mais uma vez o seu papel, representando a sociedade e aprimorando o projeto, independentemente de posição ideológica, principalmente nesse momento de tanta crise econômica que tem um reflexo direto nas capitais”, avaliou o presidente Geraldo Júnior.

“Poderíamos avançar mais nas políticas de ação afirmativa e de igualdade racial”, destacou o vereador Moisés Rocha (PT), presidente da Comissão de Reparação, autor de uma das emendas aprovadas. Ele reconheceu que “houve avanços” no aprimoramento da matéria.

O vereador Edvaldo Brito (PSD) afirmou que não estava em condições de votar a favor da matéria “diante do afogadilho de apreciação das emendas em plenário”. Já o vereador Marcos Mendes (PSOL) discordou da rejeição de suas cinco emendas, sobretudo aquelas relacionadas às ações socioambientais. Nesse sentido, votou contra a matéria.

Aprimoramento

De acordo com a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), “as 24 emendas foram apresentadas com os melhores propósitos e visam ajudar a romper as desigualdades sociais”. Ela frisou que as proposições sugeridas “não são inconstitucionais” e ressaltou que tem que fazer valer o Estatuto da Igualdade Racial.

Ainda na discussão do PLE nº 27/2020, a vereadora Marta Rodrigues (PT) também apontou para a importância das emendas dos colegas, enriquecendo o projeto e, ainda, com sugestões da sociedade. “Esse processo (de não acolher emendas) é ruim para todos nós”, considerou.

“Salvador poderia dar um salto qualitativo na política de inovação. Ficando restrita às startups, ao modelo conservador, não contempla a inovação social, que garante o papel das empresas sociais”, disse o vereador Sílvio Humberto (PSB). Diante da recusa de emendas nesse sentido, também votou contra.

O projeto

A Política Municipal de Inovação é um instrumento destinado a orientar as atividades do poder público local e sua relação com os diversos agentes que compõem o Ecossistema Municipal de Inovação, por meio da criação de sistemas, mecanismos e incentivos.

Também busca promover o desenvolvimento sustentável e inovador em Salvador, visando a produção de inovação científica e tecnológica, o estímulo ao empreendedorismo, à pesquisa, à capacitação do capital intelectual no ambiente produtivo da cidade e a melhoria na prestação de serviços públicos locais.

Busca também promover a inclusão de indivíduos da parcela informal da cidade de Salvador, mulheres, negros, índios, LGBT no Ecossistema Municipal de Inovação.

Veja também

Grupo de trabalho apresenta relatório final sobre regulamentação do Imposto sobre Bens e Serviços

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que analisa o projeto (PLP 108/24) que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!