O Senado deu passo arriscado para a soberania nacional. Mesmo sem dados concretos em mãos da União – o levantamento é muito difícil junto a cartórios de todo o Brasil – as Comissões de Assuntos Econômicos e de Agricultura aprovaram ontem projeto que facilita a aquisição de terras por pessoas e empresas estrangeiras. O PL 2.963/2019, do senador Irajá (PSD-TO), regulamenta o Artigo 190 da Constituição e seguiu para a CCJ.
Só para um exemplo, conforme a coluna Esplanada, muitas terras de plantações no chamado cinturão MATOPIBA – que abrande estados do Nordeste e Norte, além de terras do Centro-Oeste, já são de propriedades de americanos, chineses e russos, que vêem o Brasil como celeiro indispensável para seu consumo interno futuro. A produção ali é para exportação.
Os congressistas sabem onde pisam. Por pautas nem sempre ortodoxas, promovem excursões (chamam de missões oficiais) com empresários estrangeiros a estas terras, e indicam parcerias com produtores locais e também vendas de extensas fazendas.