segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Marcos Corrêa/PR
Home / NOTÍCIAS / Senadores desejam sucesso ao novo ministro da Educação
quinta-feira 25 de junho de 2020 às 19:07h

Senadores desejam sucesso ao novo ministro da Educação

NOTÍCIAS


O governo anunciou, nesta quinta-feira (24), o nome do professor Carlos Alberto Decotelli como novo ministro da Educação. Decotelli vai substituir Abraham Weintraub, que deixou a pasta na semana passada.

Vários senadores comentarem pelas redes sociais a nomeação do professor, desejando sucesso no novo desafio. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), por exemplo, desejou sorte ao novo ministro e disse esperar que ele opte por “caminhos melhores” que os do anterior. Segundo Randolfe, isso “não será difícil”. O senador afirmou que a hora é de fortalecer a pasta, encaminhar um projeto de renovação do Fundeb ao Congresso e respeitar a ciência e a democracia.

Na mesma linha, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) registrou que deseja um bom trabalho ao novo ministro. Izalci afirmou que, como vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, está comprometido com a transformação do ensino no país. “Conte comigo para colocarmos a Educação como prioridade nacional”, acrescentou o senador. O senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) disse que tem acompanhado o trabalho de Decotelli e que ficou “feliz pelo ensino”.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) afirmou que a indicação do novo ministro gera a expectativa de que finalmente a Educação será comandada por um técnico e não por personagens que se dedicam a criar polêmicas. “Que a experiência do ministro não seja tolhida por setores do governo”, destacou Eliziane. O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) também desejou sucesso ao novo ministro e pediu que ele dê atenção especial às escolas das periferias e do interior do país, “que vivem uma desestrutura física e um caos na ordem e na disciplina”.

Presidente da Comissão de Educação do Senado, o senador Dario Berger (MSB-SC), também elogiou a escolha do ministro. Para o senador, Decotelli reúne “as condições técnicas, a experiência, o conhecimento e a capacidade administrativa que o cargo exige”.

“Espero que esteja comprometido com o desenvolvimento da educação brasileira”, completou.

Pandemia

Na visão do senador Plínio Valério (PSDB-AM), a educação e o conhecimento são “nossas melhores armas para inclusão de crianças e jovens na reconstrução do país, sem disputas ideológicas”. Ele desejou os “melhores votos de sucesso” a Decotelli na reconstrução da Educação pós pandemia no Brasil. Também pelo Twitter, o senador Flávio Arns (Rede-PR) desejou ao novo ministro “êxito na condução da pasta”. Ele definiu a educação como um “instrumento transformador, que após a pandemia terá um papel fundamental no desenvolvimento do país”.

Notebooks

O senador Humberto Costa (PT-RS) usou sua conta no Twitter para destacar uma nota da revista Época on line. Segundo a nota, o novo ministro da Educação deu aval a uma licitação suspeita, na época em que ele ocupava a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Pelo processo, uma escola pública em Minas Gerais receberia 118 notebooks por aluno. A licitação, de R$ 3 bilhões, foi suspensa após alerta da Controladoria-Geral da União (CGU).

Currículo

Oficial da reserva da Marinha, Carlos Alberto Decotelli tem 67 anos e é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Tem mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutorado também em Administração pela Universidade de Rosário, na Argentina. Decotelli fez pós-doutorado em  pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha, e foi presidente do FNDE entre fevereiro e agosto do ano passado. Ele será o primeiro ministro negro do governo de Jair Bolsonaro.

Veja também

Prefeituras alertam para risco de contaminação química com ácido sulfúrico do rio após queda de ponte

As prefeituras de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) alertaram, neste domingo (23), a população para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!